Sistemas eletrônicos

Conforme estimativas de União Europeia haveria uma redução de 500 mortes e 2500 ferimentos graves nos acidentes de trânsito se todos os caminhões e ônibus fossem equipados com sistemas eletrônicos.

Sistemas de estabilidade oferecem valor real às frotas, tanto em termos de segurança quanto em retornos financeiros. No entanto, o valor entregue pode variar e é contingente no sistema selecionado. Diferentes sistemas de estabilidade oferecem diferentes níveis de desempenho (nem todos os sistemas são criados igualmente). Neste treinamento tentamos dar uma ideia sobre os diferentes sistemas para que ajude você a ler e entender as diferenças, bem como as razões para selecionar o sistema de estabilidade total, não apenas por hoje, mas para o futuro.

Siglas: 
ABS – Sistema de Frenagem Antibloqueio 
ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade
 EBS – Sistema de Frenagem Eletrônico

Conceito ABS:

O freio ABS originou-se da expressão alemã Antiblockier-Bremsesystem, hoje traduzido para o idioma ingles Anti-lock Breaking System, que é um sistema de frenagem que evita o bloqueio da roda, quando o pedal de freio é acionado fortemente e entra em derrapagem, deixando o veículo sem aderência ao solo. Assim, evita-se o descontrole do veículo permitindo que obstáculos sejam desviados enquanto se freia.
Os primeiros sistemas ABS foram desenvolvidos inicialmente para a frenagem de aviões, já que nestes o método de frenagem thershold breaking não é possível realizar tal tarefa. Um sistema primitivo foi o sistema desenvolvido por Dunlop, introduzido na década de 1950 e ainda utilizado em alguns modelos de aeronaves, o qual era totalmente mecânico.
O freio ABS atual foi criado pela empresa alemã Bosch, tornando-se disponível para uso em 1978, com o nome “Antiblockiersystem”.

Conceito ESP:

O aperfeiçoamento do ABS através da introdução do o ESP (Programa eletrônico de estabilidade) possibilita a estabilização automática do veículo em situações extremas de dirigibilidade e com isso, uma considerável redução nos riscos de derrapagens e capotamentos. Com o ESP, a direção e velocidade da composição completa são automaticamente corrigidas em situações de perigo. Com uma intervenção seletiva nos freios individuais de cada roda e no gerenciamento do motor o ESP fornece um sistema de apoio automático para o condutor em situações críticas.

Como primeira empresa fornecedora do ESP a nível mundial a Knorr-Bremse desenvolveu um sistema ESP também para composições de reboques, denominadas trens articulados.

Conceito EBS:

O EBS (sistema eletrônico de frenagem) integra as funções básicas de controle de frenagem ABS e ASR, em um sistema eletrônico. As vantagens do controle eletrônico sobre o controle pneumático convencional são o curto tempo de resposta e a distância de parada, resultando em uma elevada segurança nas estradas. O sistema eletrônico de frenagem (EBS) possui funções adicionais tais como controle de desgaste, controle cruzeiro para decidas de serras com o acionamento de retardadores e controle de força de acoplamento (CFC), um sistema que distribui potência de frenagem otimizada entre o veículo trator e as carretas e reboques.

Fontes:

https://www.knorr-bremse.com.br/pt/commercialvehicles/products_1/electronicsystems/electronicsystems.jsp

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